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Black Friday: antecipe-se e aproveite os benefícios dessa data para seu negócio

Black Friday: antecipe-se e aproveite os benefícios dessa data para seu negócio

Você sabia que a Black Friday Já é a segunda data mais importante do varejo, atrás somente do Natal? Em 2019, ela ocorrerá no dia 29 de novembro e será uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas. 

No Brasil, a Black Friday vem se fortalecendo ano a ano. Desde 2015, as vendas durante a data só crescem, demonstrando não só como o varejo vem promovendo melhorias a cada edição, como também, como o consumidor já está mais confiante com a data. Segundo o E-bit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais, as vendas da Black Friday de 2018 apresentaram um crescimento de 23% em relação a 2017, no Brasil.

Se você tem uma loja ou revende produtos, não pode ficar de fora de uma data tão importante como essa. Por isso, é importante que você entenda sobre esse grande evento e comece, desde já, a se planejar.

Black Friday: mitos e verdades

Muitos mitos já foram criados sobre essa data tão significativa, inclusive fazendo com que empresas e consumidores deixem de aproveitar o lado bom desse evento para se beneficiarem.

Está na hora de deixar alguns deles de lado e entender como aproveitar melhor essa data para gerar valor para seu cliente e resultados para sua empresa.

Mito #1: “Black Friday só funciona para lojas virtuais” - Engana-se quem acha que isso é verdade. A cada ano, as lojas físicas vêm ganhando mais espaço e já correspondem a 30% da preferência dos consumidores brasileiros para compras nessa data, segundo pesquisa divulgada pelo Google em evento realizado em agosto de 2019. 

Mito #2: “Na Black Friday só se vendem eletrodomésticos, computadores e celulares.” - Não acredite nisso! Muitas categorias de produtos vêm ganhando espaço nos últimos anos, tanto nas lojas online como físicas: artigos esportivos, itens para bebês, beleza, vestuário, brinquedos e até mesmo bebidas alcoólicas. Ou seja, tem espaço para todo mundo.

Mito #3: “A Black Friday atrapalha as vendas do Natal.” – É verdade que muita gente aproveita as promoções para fazer compras antecipadas para o Natal, mas segundo dados do Google, isso corresponde a 17% somente. A grande maioria das pessoas (72%) compra para si mesma nesse período. Além disso, vender mais durante a Black Friday ajuda a melhorar o resultado final das vendas do ano todo. Isso é um fato que não pode ser ignorado, não é mesmo?

Mito #4: “Praticar um preço muito baixo é garantia de sucesso na Black Friday.” - Na hora de decidir suas compras em datas como a Black Friday, é claro que o consumidor considera o preço como o fator mais importante. Mas preço não é tudo. De acordo com pesquisa realizada pelo Google, antes de tomar sua decisão e fechar a compra, o consumidor também leva em conta fatores como: popularidade da loja, frete grátis, facilidade de pagamento e promoções.

Essa mesma pesquisa revelou que, durante a data, o consumidor tem pouco tempo para visitar vários lugares, por isso, também considera lojas onde já comprou antes e indicações de amigos. Neste caso, pense em como você vai oferecer promoções direcionadas para estes clientes que já compraram com você, aproveite para incentivar seus clientes mais fiéis a indicar sua loja para amigos. 

Prepare-se para a data

Se você é revendedor ou tem uma loja, uma data tão importante não pode passar em branco. A Black Friday traz uma oportunidade de aumentar suas vendas e, ainda, estreitar o relacionamento com seus clientes. Para se beneficiar dessa data, você precisa definir sua estratégia e se preparar bem para isso.

Em primeiro lugar, verifique junto às marcas que você vende como eles vão trabalhar para a Black Friday: geralmente elas fazem campanhas de incentivo com brindes extras, desconto maior para compra de alguns produtos ou ainda tem aqueles famosos combos.

Em seguida, escolha o mix de produtos que entrarão na promoção com seus respectivos percentuais de desconto. Além dos produtos que as marcas já vão fazer ofertas, você também pode incluir na “sua Black Friday”, produtinhos que você  tenha no seu estoque e que estão “encalhados”. Faça um bom desconto. Produtos da moda ou que estão na lista de desejos dos clientes, também podem ser vendidos com pequenos descontos e fazer muito sucesso. Antes de determinar o desconto de cada produto faça as contas e fique de olho na margem, que precisa ser sempre positiva. 

Escolha os produtos que deverão estar no seu estoque e faça pedidos antecipados. Nada melhor do que ter produtos com os melhores preços a pronta entrega. Isso pode fazer muita diferença na decisão de compra e na satisfação do seu cliente. Assim como você, muita gente estará se preparando para a Black Friday, portanto, quanto antes você fizer seu pedido, menos risco de atrasos de entrega você terá. 

Facilite o pagamento. Certifique-se de que você oferece as formas e condições de pagamento mais adequadas aos seus clientes. Busque taxas que sejam atrativas para seu negócio e condições de parcelamento que sejam adequadas para seus clientes. E se você ainda não aceita cartão, essa é uma ótima ocasião para buscar opções de maquininhas e alavancar suas vendas.

Tudo pronto, é hora de divulgar suas promoções. Decore sua loja, fale com seus clientes, divulgue nas redes sociais e boas vendas!

 

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