[ editar artigo]

Como escolher os fornecedores dos produtos que você vai vender

Como escolher os fornecedores dos produtos que você vai vender

O sucesso do seu negócio tem tudo a ver com a escolha de bons fornecedores. Afinal, dependem deles o cumprimento dos prazos de entrega para manter o estoque em dia e a qualidade dos produtos que você revende.

Na hora da venda, isso faz uma grande diferença na satisfação do seu cliente. Uma excelente experiência pode contar muitos pontos para você. Com certeza, você quer ter uma imagem positiva e não correr o risco de anunciar produtos que o fornecedor não entregou no prazo ou que estão muito abaixo da qualidade esperada, não é mesmo?

Portanto, muita atenção na hora de escolher os seus fornecedores. Veja agora os principais pontos que você precisa cuidar para tomar essa decisão sem erro:

Começando sua escolha: um passo a passo

1. Prazo de entrega

O cumprimento do prazo de entrega de um fornecedor reflete diretamente no seu compromisso com o cliente. E se você optar por trabalhar com um estoque para pronta entrega, deve prestar muita atenção nos prazos para poder ter esse controle e não deixar faltar nenhum produto. Se o período entre o pedido e a entrega é muito longo, isso pode prejudicar o seu planejamento de estoque. Cumprir prazos demonstra a organização e o compromisso do fornecedor com você e isso é a base para a construção de uma relação de confiança.

2. Condições de pagamento

Conheça as condições de parcelamento das compras do fornecedor. Elas são satisfatórias para o seu planejamento financeiro?

Para equilibrar o fluxo de caixa do seu negócio, o ideal é poder negociar prazos estendidos e deixar os pagamentos para depois dos recebimentos. Avalie se o fornecedor tem essa flexibilidade e negocie.

3. Margem de lucro

A margem de lucro é o que sobra depois de descontar os custos e despesas de um produto vendido. E uma das maneiras de ter uma boa margem é comprar a mercadoria a um preço mais baixo que te possibilite colocar um preço de venda que o seu cliente aceite e ainda sobre um resultado bom para você.

Então, avalie se o produto do fornecedor permite colocar uma margem de lucro satisfatória, que atenda aos seus objetivos de lucratividade, mas também ofereça um preço final atrativo para as suas clientes. É preciso combinar esses dois fatores para ter sucesso nas vendas.

4. Reputação da marca e do produto

Com a internet, não é difícil descobrir se uma marca tem má reputação entre os consumidores. Então, faça uma pesquisa no Google e nas redes sociais sobre possíveis reclamações com o fornecedor de lingerie e entenda se a empresa é confiável.

Vale a pena também conversar com outros profissionais da área para prever, na medida do possível, como será o relacionamento com essa empresa.

5. Alinhamento às tendências do mercado

Buscar fornecedores alinhados com as tendências de mercado é um fator que deve ser levado em consideração na hora da sua escolha. Seja no design, nos materiais usados, na tecnologia, nos processos de produção ― em todos esses aspectos, o fornecedor deve estar atualizado para entregar os melhores produtos (e os mais desejados, também).

Entenda também se o fornecedor investe em pesquisas, tecnologia e inovação. Isso mostra que a empresa está antenada e quer se diferenciar no mercado.

6. Qualidade dos produtos

A segurança que o produto oferece aos seus clientes é essencial para que tenham confiança na compra. Vender produtos com preço competitivo, mas sem qualidade, pode prejudicar a sua imagem. Preste atenção no acabamento das peças e nos tecidos de roupas ou na consistência, no perfume e na embalagem dos cosméticos que você vende. É importante oferecer produtos que sejam confortáveis e agradáveis de usar e que não causem alergias ou irritações.

Tudo isso é importante para fazer seu cliente voltar a comprar com você.

Pronto: você já sabe quais pontos avaliar para escolher seus fornecedores. Lembre-se da importância dessa decisão para conquistar a confiança e a fidelidade de seus clientes.

 

 

Comunidade Impacto 8
Ler matéria completa
Indicados para você