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Como oferecer melhores formas de pagamento aos seus clientes

Como oferecer melhores formas de pagamento aos seus clientes

Quanto mais formas de pagamento você oferecer aos seus clientes, mais chances de vender você terá! Isso porque cada cliente tem um orçamento mensal, um hábito de compra e, ao apresentar diferentes formas de pagamento, ele poderá escolher a que se encaixa melhor com suas preferências e seu momento – alguns vão preferir pagar à vista com desconto, outros vão preferir parcelar.

A satisfação do cliente está não só no atendimento que você dá, mas também, na hora de escolher as opções de pagamento para fazer suas vendas. É você que deve se adaptar ao cliente, e não o contrário, concorda?

Agora, conheça todas as formas de pagamento que você pode oferecer:

Formas de pagamento tradicionais

As formas de pagamento tradicionais são aquelas com as quais o consumidor já está acostumado. Confira as características de cada:

Cartão de crédito e débito

Os valores movimentados por cartões de crédito e débito aumentaram 13,6% de 2017 para 2018 no Brasil. E essa crescimento tem reflexos no varejo: qualquer lojista que parar de receber em cartão verá uma grande queda nas vendas!

Então, essa forma de pagamento já é imprescindível. Existem muitas opções de maquininhas, com diferentes taxas e mensalidades, como as do PagSeguro, Cielo e SumUp, entre outras. Certamente uma delas cabe no seu bolso.

Dinheiro

Apesar de o cartão de crédito estar cada vez mais popular, nem todo mundo tem um desses na carteira. Por isso, o dinheiro continua sendo a forma de pagamento universal. Não tem erro: você recebe na hora, à vista, e evita qualquer problema de falta de pagamento e clientes inadimplentes.

Desde 2017, é permitido oferecer descontos no pagamento em dinheiro. Então, você também pode adotar essa prática para ter mais segurança, já que vai receber o valor à vista, evitar as taxas das maquininhas de cartão e ainda satisfazer seus clientes.

Boleto Bancário

O boleto bancário é uma forma de cobrança mais comum nas compras pela internet, principalmente por quem compra, mas não tem cartão de crédito. Você também pode utilizá-lo nas vendas físicas, mas tome cuidado com a data de vencimento: procure fazer a entrega do produto só depois da confirmação do pagamento.

Cheque

Cheque é uma modalidade de pagamento cada vez mais em desuso. Ele evita que o cliente ande com dinheiro vivo por aí, mas a popularização dos cartões e as possibilidades de fraudes colocaram o cheque em segundo plano.

Formas de pagamento diferenciadas

À medida que a tecnologia avança, o mercado de meios de pagamento também evolui. A cada ano surgem novos softwares para facilitar a vida do consumidor e trazer mais opções para os lojistas.

Conheça as principais formas de pagamento inovadoras:

Pagamento por aproximação (NFC)

O pagamento por aproximação ou contactless (sem contato) é realizado via NFC (Near Field Communication). Essa tecnologia permite simplesmente aproximar o celular de uma máquina de cartão ― que deve trabalhar com essa tecnologia ― para efetuar um pagamento.

Samsung Pay e Apple Pay são os principais sistemas que usam o NFC. Ele ainda é pouco adotado no Brasil, pois está disponível apenas nos modelos mais caros das marcas de celular.

Carteira Digital

Empresas como Nubank, PayPal e PicPay já desenvolveram tecnologias para que você não precise mais de uma carteira física nem de banco para guardar dinheiro. Agora você pode fazer isso em uma carteira digital, sem burocracias.

Nesse caso, os pagamentos são feitos via transferência para o lojista pelo aplicativo para smartphone dessas marcas.

Pagamento via QR Code

Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, o pagamento via QR Code já está se tornando comum no exterior. Para usar essa forma de pagamento, o consumidor precisa ter em seu celular um aplicativo ― como Banco do Brasil e AgiBank ― que faça a leitura de QR Code. Já o lojista precisa de um sistema que gere corretamente esses códigos para colocar nos produtos. No Brasil, a Cielo oferece essa solução.

Redes de cashback

Programas de cashback também podem ser usados como forma de pagamento. Aplicativos como BeBlue e Méliuz oferecem de volta para o cliente parte do dinheiro gasto nas suas compras. O saldo acumulado, então, pode ser usado para comprar novos itens. Além de forma de pagamento, esses aplicativos também servem para atrair e fidelizar clientes.

Enfim, existem várias formas de pagamento para agradar seus clientes e aumentar suas vendas. Cada uma atende a um perfil diferente, mas também tem taxas para o lojista. Então, para escolher quais métodos você vai oferecer, conheça o perfil das suas clientes e entenda qual é o impacto para o seu negócio.

Lembre-se de que é importante agradar a clientela, mas também é necessário avaliar se você será capaz de administrar as diferentes formas de pagamento.

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