[ editar artigo]

Declaração anual do MEI

Declaração anual do MEI

 

Se você é Microempreendedor(a) Individual (MEI) você precisa fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn-Simei). O prazo para entrega é 31 de maio de 2020.

Como MEI, essa é sua primeira obrigação do ano de 2020. Que tal deixar tudo regularizado e certinho para ter um ano bacana?

ATENÇÃO: a Declaração Anual do Simples Nacional não tem nada a ver com a Declaração do Imposto de Renda. Trata-se de uma declaração de faturamento que todo MEI deve, obrigatoriamente, fazer todos os anos, mesmo que não tenha tido lucro.

Então, isso significa que mesmo se você não ganhou nada no ano passado, precisa declarar.

Antes que você comece a achar que o processo é complicado, já te adiantamos que não é. Ele pode ser todo feito na internet, pelo Portal do Empreendedor.

Veja, aqui, como é simples fazer a declaração:

Em primeiro lugar, para facilitar sua vida, tenha em mãos o número do seu CNPJ e já deixe separados os relatórios de receitas brutas de cada mês do ano de 2019 (de janeiro a dezembro).

Depois, acesse o Portal do Empreendedor, escolha a opção “Já sou empreendedor” e clique no link “Serviços”.

Na página seguinte, há uma opção chamada “Faça sua declaração anual de faturamento”. Clique nela, escolha a opção “Enviar declaração”.

Digite seu CNPJ no campo solicitado e os caracteres de identificação. A partir daí, é só seguir com o preenchimento dos campos solicitados.

Até quando entregar

Esse processo de declaração começou em janeiro de 2020 e se refere ao todo o seu faturamento de 2019. A entrega pode ser feita até 31 de maio de 2020 e o atraso no envio da declaração pode gerar multa no valor mínimo de R$50,00, ou 2% do valor dos tributos declarados.

Não deixe para a última hora! Quanto antes você declarar e enviar, vai fazer tudo com tranquilidade e com menor chance de erro.

 

Comunidade Impacto 8
IMPACTO 8
IMPACTO 8 Seguir

Acreditamos no poder trabalho para trazer dignidade, crescimento e um mundo melhor. Somos uma plataforma que une pessoas e gera oportunidades. Vamos empoderar o micro empreendedor integrando crédito em produtos, maquininhas de venda e várias marcas.

Ler matéria completa
Indicados para você